quinta-feira, 22 de maio de 2008

(Re)Ciclo de Teatro


O CITAC (Círculo de Iniciação da Academia de Coimbra) nasceu e cresceu pensando e respirando a vontade de quebrar barreiras e na reciprocidade do teatro/pessoa. Aliado a este propósito e querendo oferecer à cidade “o melhor que se fazia no país”, nasceram os “Ciclos de Teatro” entre 1959 e 1979, em 20 anos de procura incessante do trabalho realizado por todos os que se debruçaram sobre as mais diferentes correntes teatrais.

Em época de repressão e perseguição da palavra, a tentativa de acordar corpos pensantes foi fulcral para o crescimento de uma juventude que se revoltou e voltou a dizer a Liberdade, e acreditamos que iniciativas como os Ciclos foram indispensáveis para o não adormecimento, através do contacto com outros que sentiam e pensavam de forma similar.

Numa carência, quase absurda, de um espaço de tempo preenchido com um palco aberto à cidade e ao país, aliada a uma sede de acção e dádiva a um local que nos acolhe e ao qual chamamos de casa, o CITAC tem o prazer de informar que irá realizar, de 3 a 7 de Junho de 2008, o (Re)Ciclo de Teatro.

Esta iniciativa tomará lugar em vários espaços da cidade de Coimbra, com a participação de vários grupos de teatro universitário (do Porto, Lisboa, Braga, Covilhã e Coimbra), que trarão a palco uma amostra do seu trabalho (teatro, poesia, música), e também de várias pessoas ligadas ao meio, numa perspectiva de abordagem a vários temas, onde, em calorosas Tertúlias, nos sentaremos à volta de uma mesa para falar e discutir, utilizando o teatro como arma de enriquecimento cultural.

O programa do (Re)Ciclo de Teatro estará disponível aqui, desde a próxima quarta-feira, dia 28 de Maio.

Sem comentários: